segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A retrosaria da Maria Amelia

É assim que se chama mas eu chamo-lhe Dona Maria, e ela chama-me menina, do alto dos seus 73 anos. 
A retrosaria está velha, e, segundo a dona, é um dos edifícios mais antigos da zona. As portas das altas prateleiras mal abrem e por isso metade estão constantemente entreabertas. As fitas e os botões acumulam-se das formas mais inventivas (ao molho e fé em Deus na maioria dos casos), e são mais os tecidos que estão nas catacumbas da loja do que o que está em exposição. 
A Dona Maria resolveu fazer obras e anda a abrir caixas que estão fechadas à muito tempo. Algumas, disse-me, são coisas de quando ainda era a mãe que geria a retrosaria. Por isso, a última vez que lá fui comprei pequenas preciosidades. Tive que fazer um esforço enorme para me vir embora, era capaz de ficar horas entretida a coscuvilhar as pequenas e grandes coisas que se amontoam naquela retrosaria. 
Tecido às bolinhas para uma saia, joaninhas para a Miss Caracolinhos e botões, sempre os botões...







Sem comentários:

Enviar um comentário

Escrevam-me de volta. Gosto de saber que não estou a "falar" sozinha.... :-)