quarta-feira, 16 de julho de 2014

Os fechos

Nas almofadas que fiz e que já exibi tão orgulhosamente aqui, coloquei uns fechos todos janotas amarelos, encarnados e azuis. Não posso dizer que foi fácil porque não foi. Foi um tanto ao quanto chato ao inicio e fiz umas quantas asneiras nas duas primeiras almofada mas as outras duas já correram melhor. Já fiz quatro no total e acho que por agora vou ficar por aqui, pelo menos neste tecido. 
Como adoro almofadas e agora que já "domino" a técnica, posso renovar as restantes cá de casa. Outro dia analiso a coisa. 
Por não ter sido fácil e ter visto imensas técnicas e truques achei que devia partilhar os meus num tutorial. Já não faço nenhum há algum tempo e esse foi um dos pontos com os quais me comprometi quando comecei o blogue, dar aos outros também o que aprendo. 
Foi assim que fiz:
(explicação em texto no fim, se forem como eu, vão perceber melhor com as fotos primeiro) 










  1. Cortei dois quadrados de tecido e virei direito com direito.
  2. Cosi um dos lados com uma margem de 1 cm.
  3. Abri a costura e passei a ferro para a costura ficar aberta. Coloquei o fecho por cima centrado na costura da almofada. Prendi-o com alfinetes.
  4. Comecei a coser com o fecho um pouco aberto para conseguir coser mais perto da margem do fecho. 
  5. Quando já avancei uns 5 cm puxo com cuidado o fecho para cima para continuar a coser e a costura ficar o mais direitinha possível.
  6. Costuro até ao limite do fecho (ou a medida estipulada por mim) e faço uma curva à direita sempre a costurar para segurar o fecho no sitio e fechar a costura desse lado.
  7. Continuo sempre e depois volto a repetir o que fiz nos pontos 4 e 5, abrindo o fecho para passar o pé calçador com mais facilidade. 
  8. Faço a costura final e fecho o lado esquerdo também. Nas pontas convém reforçar a costura. Não esquecer de, nesta altura, deixar o fecho aberto (não é necessário todo bastam uns centímetros) para depois se virar do avesso. 
  9. Usar o descosedor para abrir a costura por cima do fecho. 
  10. Coser os outros três lados e, pelo fecho parcialmente aberto, virar a almofada! Finito!
  11. Admirem a vossa obra de arte e sintam-se felizes por a vida ter destes pequenos prazeres... 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Escrevam-me de volta. Gosto de saber que não estou a "falar" sozinha.... :-)